domingo, 29 de março de 2015

Flores comestíveis


Além de serem utilizadas em diversas decorações, as flores podem assumir um papel interessante quando o assunto é alimentação.

O primeiro ponto a ser observado e entendido é que quando se fala em flor comestível, nem sempre se refere à flor inteira, muitas vezes são partes ou até mesmo inflorescências (parte da planta onde estão inseridas as flores).

Bom, as flores encontraram seu lugar na culinária principalmente pelo seu sabor adocicado e seus óleos essenciais que lhe conferem um aroma característico.

A maneira mais fácil de utilizar flores na alimentação é espalhando-as em saladas. Mas, pode-se utiliza-las em diversas outras receitas. Por exemplo, as rosas são misturadas com açúcar e podem ser espalhadas sobre bolos e biscoitos. As flores de abobora podem ser preparadas empanadas. Ainda podem ser utilizadas em bebidas ou diversas sobremesas.

No Brasil essa utilização ainda é pouco comum, mas utilizamos crescentemente o brócolis e a couve-flor, que são consideradas flores comestíveis. Interessante, não é mesmo?!

Outro ponto a ser destacado é que algumas são tóxicas, assim deve-se ter certeza que as mesmas não apresentam nenhuma substancia maléfica ao corpo.

Outros exemplos de flores comestíveis são: Acácia, Albina, Amor perfeito, Crisântemo e Lírio.


3 comentários:

  1. Caramba Jé, isso é muito interessante, nunca imaginei. Vamos fazer uma experiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal mesmo Jé! Vamos sim hehe
      Além de adocicadas e diferentes, possuem diversos nutrientes.

      Excluir
  2. Caramba Jé, isso é muito interessante, nunca imaginei. Vamos fazer uma experiência?

    ResponderExcluir