domingo, 14 de junho de 2015

Mangaba, pitomba e cajá

Viajei para o Nordeste do país recentemente e não podia deixar passar algumas curiosidades que vi lá. E nessa matéria falarei sobre algumas frutas que me chamaram muito atenção.

Mangaba
Foto: Laureth.

A mangaba é um fruto da mangabeira, uma árvore que pode chegar a 10 metros de altura. Seu fruto apresenta polpa branca e mole, com sabor doce/acidulado, muito saboroso. O maior produtor nacional é o Sergipe, onde sua produção advém principalmente da vegetação nativa. Sua principal utilização é na fabricação de sucos e sorvetes. Uma curiosidade interessante sobre esse fruto amarelo, corado de vermelho, é que ele está entre as primeiras frutíferas que foram relatadas pelos explorados na costa do Brasil no século XVI.

Suco de mangaba. Foto: Laureth.

Pitomba
Foto: Laureth.

A pitomba é um fruto da pitombeira, árvore que pode chegar a 12 metros de altura. O fruto é protegido por uma casca dura e quebradiça de coloração alaranjada, sua polpa é esbranquiçada, suculenta, doce e levemente ácida, o que lhe confere um sabor bem agradável. Sua principal utilização é in natura e na forma de licores. Uma curiosidade sobre a pitomba é que a mesma é pertencente à classe das jabuticabas.

Cajá
Foto: Laureth.

O cajá é um fruto da cajazeira, árvore que pode chegar a 25 metros de altura e por isso é muito utilizada para o sombreamento do cacaueiro, além é claro da produção dos frutos. Seus frutos são suculentos, azedos, de coloração amarela. Sua principal utilização é na fabricação de sucos, sorvetes, sobremesas e licores. O cajá pertence à mesma família das seringuelas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário