segunda-feira, 13 de julho de 2015

Por que alguns queijos têm buraquinhos?


Diferentemente do que nos falavam quando éramos crianças, os buracos que alguns queijos apresentam não são feitos pelos ratos que podem morder este alimento.

As olhaduras, ou olhos do queijo, que são os populares buracos ou furinhos, se devem a ação de diversas bactérias que transformam o leite em queijo.

Isso mesmo que você leu: BACTÉRIAS.

As bactérias não são só maléficas, elas podem ser benéficas e muitas são utilizadas na fabricação de alimentos, podendo ser usadas não só na fabricação de queijo, mas de requeijões e iogurtes. E não só na alimentação, muitas bactérias são utilizadas na produção de antibióticos.

Bom, mas isso pode ser o assunto de outras matérias...

Voltando aos buraquinhos, no processo de fabricação dos queijos as bactérias auxiliam primeiramente na coagulação do leite. Após todo o processo de produção, os queijos são armazenados para amadurecer (maturação), neste momento as bactérias fermentam o lactato de cálcio do leite, produzindo o dióxido de carbono (ou gás carbônico), formando as olhaduras.

Essas bactérias só podem formar os buraquinhos em condições adequadas, como: baixo teor de oxigênio, baixo teor de sal, faixa de pH adequada, faixa de umidade ideal e temperatura certa.


Exemplos desses queijos: Emmental e Gruyére.

Queijo Emmental. Foto: Reprodução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário