quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Matos de comer: Lírio-do-brejo


As plantas alimentícias não convencionais (PANC) são plantas que a maioria de nós não comemos, ou por falta de conhecimento, ou mesmo costume. Portanto, são plantas alimentícias que poderíamos consumir, mas não consumimos.

Incluem assim uma vasta gama de matos de comer ou hortaliças. Ainda, frutas silvestres e cultivadas em vários lugares; alguns tipos de grãos, vagens, feijões e cereais.

O interesse crescente por essas plantas não está somente em suas características nutricionais, mas também em sua valorização, sendo que as mesmas sofrem um serio risco de desaparecerem. Ainda, auxilia na valorização da nossa diversidade nativa, popularizando o seu uso em determinadas regiões.

Da serie Matos de comer, a segunda planta a ser citada é o: Lírio-do-brejo


Da mesma família do gengibre, o lírio-do-brejo possui uma folhagem verde muito ornamental, apresentando flores brancas e perfumadas, perfume que lembra os lírios-do-campo.

Suas flores são comestíveis e inclusive podem ser consumidas cruas.

Sua raiz espessa e rosada, apesar de não ser muito picante, pode substituir o gengibre em diferentes receitas. Ainda é rica em fécula, podendo ocorrer sua extração e posterior utilização na indústria alimentar.

Suas folhas podem ser utilizadas para assar carnes e peixes, enrolando-as na carne e colocando-as sobre as brasas.

Como o nome sugere, a planta aprecia regiões de brejo, com solos ricos em matéria orgânica e úmidos, devendo ser cultivada na sombra. Apresenta grande potencial invasivo, por isso sua área de plantio deve ser bem planejada a fim de não ocorrer invasões em áreas indesejáveis.


Vale lembrar que essas informações foram obtidas através de estudos. Jamais poderão ser utilizadas plantas, raízes e frutos desconhecidos, podendo os mesmos ser tóxicos, ocasionando alergias até a morte.

Quando fizer a opção por PANC é de extrema importância ter a certeza que de fato são alimentícias. Para isso você pode consultar o livro Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil, resultado de 10 anos de trabalho dos autores Valdely Kinupp e Harri Lorenzi.


5 comentários:

  1. Então as folhas não sao comestiveis? só a raiz e a flor??

    ResponderExcluir
  2. Eu amo essa planta, ainda mais o cabo da flor que tem um tipo de mel que é bem gostoso

    ResponderExcluir
  3. Deixando as flores descansar em água-fria da noite pro dia se obtém uma agua de banho de perfume delicioso.

    ResponderExcluir
  4. Deveríamos ter um Programa Nacional de Ensino nas escolas. Quantas plantas - verduras, legumes, leguminosas se perdem (PANC). E a população de baixa renda passa fome, porque nao consegue comprar - pelos altos preços e não oferece uma cozinha diversificada à família.

    ResponderExcluir